10 curiosidades sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

"Queridos jovens, convido-vos a prepararem-se, na escola do Coração de Cristo, para enfrentar com confiança os compromissos que vos esperam no percurso da vida", disse S. João Paulo II.
A seguir, confira 10 curiosidades sobre a grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus:

1. O simbolismo da imagem representa o imenso amor de Cristo por nós

O Sagrado Coração de Jesus aparece com uma cruz, espinhos e uma chama de fogo fazendo referência ao imenso amor de Cristo pela humanidade, que demonstrou na cruz. Tem uma ferida no lado devido à lança do soldado romano.

2. É uma tradicão muito antiga

A tradição apostólica do Coração de Cristo provém desde os primeiros séculos. Santo Agostinho (+430), Padre e Doutor da Igreja, um dia escreveu que São João, que deitou a cabeça sobre o peito de Cristo durante a última ceia, bebeu os "segredos sublimes das profundidades mais íntimas do Coração de Nosso Senhor" .

3. Guilherme de S. Thierry e Santa Clara de Assis foram muito devotos

Na Idade Média, Guilherme de S. Thierry (+1148) ensinava que era importante "entrar plenamente no Coração de Jesus, no Santo dos Santos". Enquanto Santa Clara de Assis (+1253) saudava muitas vezes ao dia o Sagrado Coração no Santíssimo Sacramento.

4. O hino mais antigo dedicado ao Sagrado Coracão é chamado "Summi Regis Cor Aveto"

O hino mais antigo ao Sagrado Coração do Jesus é o "Summi Regis Cor Aveto", em suas primeiras letras fala sobre a saudação que alguém faz ao coração do rei altíssimo. Considera-se que é obra de Herman Joseph (+1241), de Colónia (Alemanha).

5. Há santos que também tiveram visões do Sagrado Coracão de Jesus

Há vários santos que tiveram visões do Coração de Jesus: Santa Lutgarda (+1246), Santa Matilde (+1298), Santa Ângela de Foligno (+1309), Santa Juliana de Norwich (+1416), Santa Verónica Giuliani (+1727).

6. Santa Gertrudes a Grande propagou a devoção ao Sagrado Coracão.

Santa Gertrudes a Grande (+1302) foi uma das grandes difusoras da devoção ao Coração de Jesus. Numa das visões que teve, a santa repousou sua cabeça sobre a chaga do lado do Senhor e escutou o divino coração palpitar. Depois, perguntou a São João por que não relatou isto no seu evangelho e o Apóstolo respondeu-lhe que esta revelação estava reservada para outros tempos, quando o mundo precisasse de ser reavivado no amor.

7. Santa Margarida Maria Alacooue recebeu uma mensagem do próprio Cristo

Santa Margarida Maria Alacoque (+1690) recebeu a seguinte missão de Jesus: "Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por Ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares" .

8. Várias encíclicas falam do Coracão de Jesus

Depois da extensão oficial da festa do Sagrado Coração para toda a Igreja por ordem do Papa Pio IX em 1856, foram escritas as seguintes encíclicas sobre o Coração de Jesus: "Annum Sacrum", de Leão XIII, "Miserentissimus Redemptor", de Pio XI, e "Haurietis Aquas", de Pio XII.

9. A Festa do Imaculado Coracão de Maria é celebrada um dia depois

A Festa do Imaculado Coração de Maria é celebrada no dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Foi estabelecida assim pelo Papa Pio XII em 1944, porque estes dois corações são inseparáveis.

10. No mesmo dia do Sagrado Coração é realizada o Dia Mundial de Oracão pela Santificação dos Sacerdotes

S. João Paulo II tinha muito carinho pelo Sagrado Coração de Jesus e ordenou que na festa do divino Coração fosse realizado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.