Apostolado da Oração (S.A.O)

O Apostolado da Oração é um serviço prestado, à Igreja de Jesus Cristo e ao Mundo, por uma união de fiés que, pelo oferecimento diário de si mesmos e pela união vital ao Sacríficio Eucarístico de Cristo, colaboram na glória de Deus e na salvação do Mundo. O associado do Apostolado da Oração expressa o seu amor, a Deus, através das seguintes acções:

1)    Oferecimento do dia, ao Senhor, com uma fórmula própria constante nas pagelas do grupo ou com uma breve oração;

2)    Vivência cristã, em união íntima ao Sacrífico Eucarístico, e participação na santa missa e sagrada comunhão, sobretudo na 1ª sexta-feira e no 1º sábado de cada mês;

3)    Devoção a Nossa Senhora, com oferecimento diária do terço ou, pelo menos, um mistério do mesmo;

4)    Desejo de sentir com a Igreja as suas preocupações e obras bem como as intenções do Santo Padre;

5)    Instauração do Reino de Deus, neste mundo, através da oração contínua, actuação cristã e participação nas obras apostólicas.

O Serviço na nossa Paróquia dispõe de uma direcção, de 5 zeladores, responsáveis pela distribuição das pagelas e cerca de 100 associados, O grupo reúne, em princípio, trimestralmente, no Secretariado Paroquial de Belém. A adoração ao Santíssimo Sacramento é feita todas as primeiras sextas-feiras, de cada mês, com a participação na santa missa, na qual são colocadas, no altar, as intenções por todos os associados.

Funcionamento

A todo o momento e em qualquer parte do mundo, onde se encontre um associado do grupo, com o olhar interior da alma orientado para Deus, através da fé e do Amor.

Responsáveis

O serviço tem uma direcção composta por Presidente, Vice-Presidente, Secretária, Tesoureira e uma Secretária-suplente.

Director Local: Cónego Doutor José Manuel dos Santos Ferreira

Presidente: Maria da Conceição Mascarenhas

Vice-Presidente: Vicência da Silva Lopes

Secretária: Marilene Sampaio