logo_emcoresCNE – Escuteiros Marítimos de Belém

 

O Agrupamento marítimo 929-Belém é um dos muitos agrupamentos escutistas que incorporam o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden Powell e no voluntariado dos seus membros.

 

O CNE é um movimento da Igreja Católica, assim sendo, está ciente das responsabilidades que lhe advém desse facto, bem como daquelas que a hierarquia e o restante povo de Deus têm para com esta associação. A animação da fé, característica do escutismo do CNE é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.

 

O Escutismo Católico propõe-se contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

 

Com a ajuda de programas adequados aos vários escalões etários, consegue-se de forma lúdica, ajudar os jovens a desenvolverem-se física; intelectual; social e espiritualmente, proporcionando aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

 

O Escutismo Marítimo aumenta o interesse pelo escutismo pois para além das actividades típicas, são efectuadas actividades de cariz náutico, tendo sempre em conta a capacidade de cada elemento e de maneira a faze-los crescer de forma saudável e justa. Apesar de nem todas as actividades serem náuticas, têm sempre esse objectivo em vista.

 

Através do escutismo marítimo aprende-se a velejar e a desenvolver capacidades com métodos e embarcações adequadas a cada faixa etária. Nos escuteiros Marítimos os escalões etários dividem-se em: Lobitos; Moços; Marinheiros e Companheiros, e têm sempre por perto um Dirigente que os orienta na sua vida escutista.

 

 

 

 

Contactos

Doca de Recreio de Belém | 1400-038 Lisboa

Telefone: 213630798 | Fax: 213630798

E-mail: 929belem@gmail.com

http://agr929.cne-escutismo.pt/inicio.htm