Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém

O Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém é uma instituição particular de solidariedade social, canonicamente erecta, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, pertencente à Paróquia de Santa Maria de Belém.

O Centro é um serviço da Paróquia, criado com o fim de cultivar nos paroquianos a noção das suas responsabilidades sociais, motivando-os para as exigências cristãs da partilha e comunicação de bens e, muito em particular, ajudando-os a dar a resposta adequada às carências que eventualmente se verifiquem entre os habitantes da paróquia, mediante acções de assistência, promoção ou desenvolvimento, segundo as circunstâncias.

A acção do Centro Paroquial inspira-se na Doutrina Social da Igreja, e obedece genericamente aos critérios seguintes:

a)     O respeito pela dignidade da pessoa humana e o dever de contribuir para o desenvolvimento moral, espiritual e cultural;

b)     O fortalecimento do sentido comunitário, de modo que os indivíduos, as famílias e os demais agrupamentos da paróquia, empenhando-se num trabalho em comum, se tornem promotores da sua própria valorização;

c)      A criação de estruturas de comunicação cristã de bens e de ajuda mútua, bem como o apoio aos mais carenciados, mobilizando para o efeito os indispensáveis recursos humanos e materiais.

Na prossecução dos seus objectivos, o Centro pode exercer as actividades- educativas, de recreio, de assistência, de saúde e outras – que se julgarem necessárias.

O Centro tem a funcionar actualmente as seguintes valências:

A.    Educação

a.     Creche