Catequese das crianças 1º ao 6º catecismo (SCC)

Este grupo tem como objectivo a educação da fé das crianças que compreende o ensino da doutrina cristã com vista à iniciação na plenitude da vida cristã.

O grupo é constituído por uma direcção, cerca de 36 catequistas e 320 crianças repartidas por 5 núcleos de catequese.

A Catequese da Paróquia de Santa Maria de Belém encarrega-se em prioridade do 1º ao 6º ano deste Programa, e faculta também, sempre que as circunstâncias os justificam, os restantes quatro anos.

Compete ao catequista favorecer, nas crianças, o conhecimento da fé, a formação moral, o ensino da oração, a educação litúrgica, para a vida comunitária e para a missão de evangelização dos outros, bebendo nas fontes da Sagrada Escritura, Tradição e Magistério. É relevante o papel dos métodos de ensino, dos recursos (catecismos, audiovisuais), contudo, o mais importante é o testemunho de vivência cristã do catequista.

O grupo tem várias actividades:

1)      Reuniões: com o Pároco, trimestralmente; por catecismos (só os catequistas), 2 vezes por ano; 4 reuniões de pais (geral, para o baptismo, para a Primeira Comunhão e para a Profissão de Fé)

2)       Retiro anual de catequistas;

3)       Missa da catequese, na qual se inserem as festas da Avé-Maria, Pai-Nosso, Credo e Palavra (entrega do Novo Testamento).

4)       Encontro de catequistas, a nível Diocesano;

5)       Festa do Natal

6)       Reunião da Direcção com o Senhor Prior

A catequese das crianças exige uma colaboração intensa entre os catequistas, os pais das crianças e as escolas.

Os núcleos de catequese funcionam:

Sábado – Secretariado de Belém das 17h30 às 18h30 (1º ano ao 6º ano)

Domingo - Secretariado de Belém das 17h30 às 18h30 (todos os anos da Catequese)

2ª Feira - Abrigo Infantil

4ªfeira – Centro do Restelo (R. Duarte Pacheco Pereira, 30); (16h15m e às 17h45m) (1º ao 6ºano)

5ª feira – Externato “A Escolinha” (Rua Fernão Mendes Pinto 41) (1º ao 4º ano)

6ª Feira - Abrigo Infantil (pré-Catequese)

Responsáveis

O  Serviço tem uma direcção composta por:

Isabel Maria Maya Múrias – Contacto: 96 391 8366

Paulo Nogueira