Núcleo de Apoio a Reclusos de Santa Maria de Belém

 

O Núcleo de Apoio a Reclusos de Santa Maria de Belém nasceu em Janeiro de 2015 e é actualmente constituído por 6 elementos. Durante cerca de 8 meses decorreu a fase de preparação e obtenção de autorizações oficiais necessárias, para sermos visitadores das prisões. Para tal integramos o núcleo dos visitadores das Conferencias de São Vicente de Paulo ligado ao Estabelecimento Prisional da Policia Judiciária em Lisboa.

Iniciámos as visitas a 16 de Novembro de 2015 no horário das 10 às 12h, semanalmente à segunda-feira.

A actividade dos visitadores não se esgota na visita semanal, procuramos sempre que possível, dar resposta a alguns pedidos quer dos reclusos quer da direcção da prisão (entrega de roupa, fotografias da família, papel de carta, jogos de lazer, etc).

Mensalmente, na primeira 3ª-feira do mês, reunimos na casa paroquial de Santa Maria de Belém para rezar pelos reclusos e tratar de qualquer tema relacionado com a actividade.

 Procuramos responder ao apelo de Jesus “ Estive preso e vieste-me visitar”(Mt 25, 36) indo ao encontro de quem se sente só, abandonado e infeliz. Fazemo-lo por amor a Deus e ao Imaculado Coração de Maria.

Acreditamos que mesmo na prisão um homem pode ser livre, porque a verdadeira liberdade é interior e esperamos despertar essa consciência nos reclusos que visitamos.

Para qualquer assunto ou colaboração contactar Rita Fontoura para o endereço de mail: rnglfontoura@gmail.com