Serviço Litúrgico da Palavra (SLP)

 

 

O SLP tem como objectivo assegurar a proclamação das leituras, à assembleia dos fiéis, no que respeita à participação dos leigos, durante as Missas celebradas, habitualmente, na paróquia, bem como a valorização do exercício deste ministério. O SLP é composto pelo Presidente (o Pároco); Responsáveis Gerais (RGs) (três); Responsáveis por Missa (RMs) (vários) e pelos Ministros da Palavra (MPs) ou Leitores (cerca de 100) que devem viver da fé e da fidelidade à Palavra de Deus. As competências destes membros, nomeações e mandatos bem como a admissão e suspensão de novos leitores encontram-se estabelecidas nos Estatutos.

 As reuniões da assembleia dos leitores devem ser, em princípio, anuais, havendo outros encontros, pontuais, entre responsáveis gerais e por missa.

As listagens de leitores escalonados por Missa, nos dias festivos (sábados à tarde e domingos e dias santos de guarda), na comunidade dos Jerónimos, são elaboradas trimestralmente *, distribuídas pelos leitores e afixadas no placard junto à Sacristia. Nos restantes dias da semana, os leitores são indigitados pelos RMs dessas celebrações. No período de férias (Agosto, Setembro e Outubro), os MPs são seleccionados pelos RMs ou seus suplentes, não sendo elaborada a lista acima citada. Antes da Celebração Litúrgica, os RMs contactam os leitores escalonados para a mesma, a fim de garantirem a sua presença, fazendo os devidos ajustamentos.  A formação de leitores tem sido feita pontualmente, através de recomendações escritas e distribuídas, por todos, recomendações orais, treinos pessoais de leitores mais novos, antes das celebrações e avisos de encontros de valorização nas vertentes bíblica, litúrgica e preparação técnica.  

 

Onde e quando funciona?

O lugar da proclamação das leituras é o ambão, junto ao altar,  no  horário das missas celebradas, diariamente, nas comunidades da Paróquia de Santa Maria de Belém: Jerónimos, Nossa Senhora das Dores e Restelo.

 

Responsável (eis):

O SLP tem três Responsáveis Gerais e vários Responsáveis por Missa.

 

Contactos:

Responsáveis Gerais:

 

Pedro Salter Cid

Ana Salter Cid

            Ana Rosa Herdade

Nota. 1ºTrim: Nov, Dez, Jan;  2ºTrim: Fev, Mar, Abr;  3ºTrim: Maio, Jun, Jul.

 

Para mais informações contactar o Secretariado Paroquial de Santa Maria de Belém