O Beato Bartolomeu dos Mártires vai ser canonizado

Frei Bartolomeu dos Mártires

O Papa Francisco promulgou em 6 de Julho o decreto relativo à canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), natural de Lisboa, onde professou como religioso Dominicano, e que depois, como Arcebispo de Braga, foi responsável pelo território que compreende hoje as dioceses de Braga, Viana do Castelo, de Bragança-Miranda e de Vila Real.

No texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé pode ler-se que o Papa "recebeu em audiência o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos" e que "aprovou os votos favoráveis" dos membros da congregação" ampliando assim "o culto litúrgico em honra do Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal".

Em Janeiro de 2016, o Papa Francisco já tinha autorizado a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires sem a necessidade de um novo milagre atribuído à intercessão do futuro santo português, num processo que é denominado como canonização equipolente.

A cerimónia de canonização está marcada para dia 10 de Novembro.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igeja Católica.

O arcebispo português, que se afirmou como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543 - 1563), um momento decisivo na história da Igreja Católica na altura confrontada com a Reforma Protestante, destacou-se também pela sua missão pastoral à frente das comunidades católicas do Minho e de Trás-os-Montes, com especial relevo para o seu gosto pelas visitas pastorais às populações, a que dedicava grande parte do seu tempo.

Ao longo do seu percurso, D. Frei Bartolomeu dos Martires ficou também célebre pela sua preocupação com a estruturação da Igreja Católica local, do clero às comunidades católicas, e pelo seu empenho nas causas sociais, de modo particular junto dos mais pobres e doentes.

Depois de resignar em 1582, por motivos de idade, Frei Bartolomeu dos Mártires viria a falecer em 1590, no Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

O arcebispo português foi declarado venerável a 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI, e beatificado a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

A 'canonização equipolente', a que o Papa Francisco tem recorridos em diversas ocasiões, é um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa "vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino".

Dois desses processos levaram à canonização de figuras ligadas à missionação portuguesa: o padre José Vaz, nascido em Goa, então território português, a 21 de Abril de 1651, que foi declarado santo no Sri Lanka; e José de Anchieta (1534-1597), religioso espanhol que passou por Portugal e se empenhou na evangelização do Brasil.