Agenda Paroquial:

18 / 5 / 2016 - Mesa-Redonda sobre a Eutanásia - 21h30

19 / 5 / 2016 - Catequese de Adultos
Tema: Porquê 4 Evangelhos ? Os Evangelhos canónicos e os apócrifos - 21:30


21 / 5 / 2016 - Peregrinação Paroquial a Fátima

28 / 5 / 2016 - IV Ciclo de Cinema de Santa Maria de Belém
- "O Escarlate e o Negro" - Secr. Paroquial - 21h15


2 / 6 / 2016 - Catequese de Adultos
Tema: Porquê 4 Evangelhos ? Os Evangelhos canónicos e os apócrifos (II) - 21:30


10 / 6 / 2016 - Concerto de Hans-Ola Ericsson (Montreal, Canadá), órgão - 17:30

14 / 5 / 2016 - Reunião do Secretariado Permanente do CPP - 21h30

   Calendário Paroquial

Maio 2016
2 3 4 5 6 7 1/8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Corpo de Deus

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus, volta este ano a ser celebrada à quinta-feira, mais propriamente no dia 26 de Maio. Na Sé Patriarcal de Lisboa, às 11h30, a celebração da Eucaristia nesta solenidade vai ser presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Após a celebração, haverá, entre as 13h00 e as 16h00, adoração do Santíssimo Sacramento.
A partir das 17h00, decorre a Solene Procissão do Corpo de Deus; que vai percorrer diversas ruas da cidade de Lisboa e que termina, pelas 18h30, no Largo da Sé, com a tradicional bênção.

. Na Igreja dos Jerónimos, a Santa Missa será celebrada às 9h00, 10h30, 12h00 e 19h00 (e na véspera, às 19h00).

IRS Solidário

Se escrever o NIPC 500 962 693 ou o NIPC 500 815 119 no campo 11 do anexo H da sua declaração de IRS, está a contribuir com 0,5% para a Paróquia de Santa Maria de Belém ou para o Centro Paroquial de Santa Maria de Belém, sem qualquer prejuízo para si. Seja dono de uma parte dos seus impostos. Use-os para fazer o Bem!

IV Ciclo de Cinema de Santa Maria de Belém

28 de Maio, 21:15 - O Escarlate e o Negro
O Padre Hugh O'Flaherty (Gregory Peck) tomou para si uma missão corajosa e perigosa: ajudar a esconder refugiados durante a Segunda Guerra Mundial. Ele monta uma verdadeira rede de colaboradores em Roma, para evitar que as tropas alemãs prendam e matem ainda mais pessoas. Porém, quando o chefe da polícia nazista, coronel Kappler (Christopher Plummer), descobre, passa a perseguir o clérigo.
- Secr. Paroquial (Rua dos Jerónimos nº3) - Salão Cardeal D. António Ribeiro - Entrada Livre

Preparação para o Crisma

Já começou mais um ciclo de encontros de preparação para o Crisma, destinado a adultos e jovens a partir dos 16 anos.
Integrado na Catequese de Adultos, decorrerá às quintas-feiras, às 21h30, no Secretariado Paroquial. Teve início em 10 de Março.
Inscrições:
- Com o impresso de inscrição, os interessados deverão entregar a sua certidão de baptismo e diploma de Primeira Comunhão. (Relativamente à Primeira Comunhão, poderão apresentar a Cédula de Vida Cristã).
- O impresso de inscrição pode ser entregue na Sacristia da Igreja dos Jerónimos (após as Missas) ou no Secretariado Paroquial.
- Cada padrinho ou madrinha deverá entregar certidão de baptismo e crisma.

Ciclo de Palestras "Vidas dos Santos"

Lívio Sebastião de Morais

A Paróquia de Santa Maria de Belém conjuntamente com a UMBEM irá dar início ao Ciclo de Palestras sobre os Santos.
Quem são? Como se tornaram Santos pela Igreja? Como foram as suas vidas? Como foram como pessoas diante de Deus nas suas vidas?
As Palestras irão decorrer aos Sábados à tarde, pelas 17h00, no Salão Paroquial, duas vezes por mês.
Próximas datas: 28 de Maio, 11 e 18 de Junho. Convidamos-vos a comparecer para "darmos juntos vida à vida".
Entrada gratuita.

Passeio da Catequese a Coimbra


No passado dia 20 de Fevereiro Sábado, o nosso Prior, alguns Catequistas, 58 crianças e alguns adultos familiares da nossa Catequese, fizeram um passeio a Coimbra com o seguinte itinerário:
- Visita aos "TESOUROS ESPIRITUAIS DA RAINHA SANTA: O património histórico e artístico do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova" e Claustros do Mosteiro, Santa Missa na Igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova e ainda visitas ao Portugal dos Pequeninos e ao Museu Machado de Castro.
Foi mais um passeio inesquecível da nossa Catequese!!

Jubileu da Misericórdia

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste,

e nos dissestes que quem Vos vê, vê o Pai, mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos.

O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro;

a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura;

fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana:

"Se tu conhecesses o dom de Deus!»

Vós sois o rosto visível do Pai invisível, de Deus que manifesta sua omnipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia:

fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória.

Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza, para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro:

fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção,
para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor
e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem,
proclamar aos cativos e oprimidos a libertação
e aos cegos restaurar a vista.

Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Amen.

Núcleo de Apoio a Reclusos de Santa Maria de Belém

Passados alguns meses de discernimento e oração, o Núcleo de Apoio a Reclusos de Santa Maria de Belém iniciou as suas visitas na Prisão da Polícia Judiciária.
A experiência ainda é pouca mas já podemos afirmar que nos sentimos mais próximos de Jesus, porque vamos ao encontro de quem se sente só, abandonado e infeliz. E fazêmo­lo por amor a Deus e ao Imaculado Coração de Maria. Acreditamos que mesmo na prisão um homem pode ser livre, porque a verdadeira liberdade é interior e esperamos despertar essa consciência nos nossos reclusos. Para já conforta-nos que nos perguntem "quando voltam?". Quer dizer que não lhes somos indiferentes, que pelo menos naquelas duas horas semanais vivem uma experiência de amizade gratuita e que terminamos a visita todos, visitadores e reclusos, mais ricos.

Este nosso grupo pode e deve crescer, por isso convidamos todos a considerar este desafio. As visitas são semanais à 2ª-feira de manhã. Se formos mais, poderemos ter duas equipas para facilitar a opção de visitas quinzenais, a quem não puder assumir um compromisso semanal. Além das visitas, reunimos na primeira 3ª-feira do mês, pelas 21 horas para rezarmos o terço. A oração é também uma forma de pertencer ao grupo e ajudar os reclusos, pelo que poderá ser um bom começo.
Mais informações: tlm 910533288 (Rita Fontoura)

Universidade da Maturidade de Santa Maria de Belém (UMBEM)

Novo Ano da UMBEM

A UMBEM inicia o ano com novas Disciplinas, a começar muito em breve:


Venha ter connosco e inscreva-se. Exercite-se e aprofunde. Aprender é viver!
Inscrições pelo telefone 213620004 (Secretariado da Paróquia) ou 933223694.
Email: umbem.geral@gmail.com

Capela do Secretariado do Restelo

Partilhamos com muita alegria que a Capela do Secretariado do Restelo (Rua Duarte Pacheco Pereira, 30 - 1º esq.), volta a estar aberta para quem quiser visitar o Santíssimo Sacramento, às Terças e Sextas­Feiras das 16h às 18h, e às Quartas-Feiras das 16h30 às 18h30. De registar o apoio de alguns comerciantes das lojas da zona, que manifestaram o seu interesse pela reabertura da capela como espaço de oração, e deram o seu contributa para custear algumas aquisições ou restauros. A celebração da Missa tem lugar todos os sábados, às quatro horas da tarde (Missa dominical antecipada).

A nossa paróquia irá publicar em formato electrónico, para divulgar pelos correios electrónicos, uma folha informativa (newsletter) com diverso tipo de informação sobre a vida da Paróquia e da Igreja, como actividades culturais, eventos religiosos e outras actividades.
Para que possamos enviar-vos este folha informativa electrónica solicitamos que nos cedam o vosso endereço de mail no impresso que se encontra no átrio, na recepção ou através do preenchimento de um formulário de contacto que se encontra no site, temporariamente:
paroquia-stmbelem-news.weebly.com
Se preferir enviar directamente através do nosso mail, criado para este fim pode usar: paroquia.stmbelem.news@gmail.com .
Por favor divulguem esta informação.

Pequenos Cantores dos Jerónimos
no Instituto Português do Sangue e da Transplantação

O Instituto do Português do Sangue e da Transplantação e a Sociedade Portuguesa de Transplantação organizam este ano o Dia Europeu da Doação e da Transplantação, tendo convidado os Pequenos Cantores dos Jerónimos a encerrar a sessão Solene, no passado dia 10 de Outubro, sábado, com um Concerto que muito nos honrou.

Todas as 5ªs Feiras, às 21h30. A NÃO PERDER!
Se tem desejo de conhecer melhor o Cristianismo e gostaria de conhecer os seus pilares doutrinais ou até mesmo se já é um Cristão e precisa de voltar a rever alguns conceitos. se é Pai/Mãe de alguma criança e gostaria de começar esta formação, arrisque e venha, a entrada é livre!
Próximo encontro: 5ª feira, 22 de Outubro - 21h30 - sala Bento XVI

A Catequese começou no dia 10 de Outubro às 17h30, seguida da Missa das 19h00.
As inscrições para o novo ano da Catequese (2015/2016) começaram já através da internet, na semana que passou.
Os pais que quiserem inscrever on-line os seus filhos ou tirar qualquer dúvida poderão enviar um email para isabelmariamurias@gmail.com ou telefonar para o n° de telemóvel: 963 918 366.
Quem se quiser inscrever na Paróquia, poderá fazê-lo no Secretariado Paroquial (Rua dos Jerónimos, 3), de: Terça a Sexta (8/9 a 12/9) - 16h30 às 18h30
Todas as Crianças que frequentaram o ano passado a Catequese deverão voltar a inscrever-se.
Muito importante! Ninguém poderá frequentar a Catequese sem estar inscrito!

Mealheiro para as flores da Igreja

Irá estar no átrio da Sacristia o Mealheiro das Flores. Queira contribuir com o que puder (sugerimos 2 € por mês) para a compra de flores para ornamentar a Igreja de Santa Maria de Belém. Contamos com a vossa estimada colaboração.
Muito obrigado.

O Senhor Patriarca encarregou a Cáritas Diocesana de Lisboa de coordenar todas as ações de âmbito diocesano, referentes ao possível acolhimento de "refugiados". A cada Paróquia está a ser pedido que responda às seguintes questões

Que pode a paróquia disponibilizar?

- Alojamento: Tem a paróquia alojamento disponível ou estima poder vir a ter entre os seus paroquianos?
- Alimentação e vestuário: Tem a paróquia forma de prover a estas necessidades?
- Acesso à saúde: Tem a paróquia forma de apoiar o acesso a cuidados de saúde das famílias-refugiadas?
- Aprendizagem da língua portuguesa e acesso à educação: Tem a paróquia forma de apoiar ou de até proporcionar no seu espaço a aprendizagem do português aos pais e de agilizar o acesso das crianças à educação a que têm direito?
- Acesso ao trabalho: Tem a paróquia forma de apoiar a certificação de competências, a formação e inserção profissional dos pais?
- Mediação socio-cultural: Tem a paróquia forma de apoiar e promover a integração sociocultural das famílias no respeito pelas suas origens, tradições e costumes culturais, religiosos e de outro tipo?
- Outros apoios viáveis: Outros apoios que a paróquia julgue poder prestar.

Se, entre os paroquianos de Santa Maria de Belém, houver quem possa dar resposta a alguma destas questões, informe, por favor, o Secretariado Paroquial, para podermos fornecer à Caritas Diocesana as informações solicitadas.

Já reiniciámos os nossos ensaios do coro em Agosto e já entraram meninos novos, mas este ano temos muito mais novidades:
Ficha de inscrição - Coro Pequenos Cantores dos Jerónimos:
http://goo.gl/forms/5vmMOVlz90
1.Aulas de instrumentos:
1.1 Piano
1.2 Violino
1.3 Guitarra Clássica
1.4 Flauta Transversal
E depois de virmos do Vaticano, a 2 de Janeiro de 2016, o coro aumenta com uma nova classe mais apropriada para os mais velhos, e novos grandes projectos para os outros.
Os horários das aulas de instrumentos serão combinados directamente com os Professores.
Qualquer dúvida: contacte isabelmariamurias@gmail.com ou telemóvel 963 918 366

Para a divulgação da mensagem cristã

A Paróquia de Santa Maria de Belém necessita, para o processo normal de divulgação das suas actividades, à luz dos novos tempos, de apoiar a divulgação da cultura cristã e em particular da mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, usando ferramentas modernas de comunicação que a Internet faculta, método que lhe permitirá chegar a um leque de população mais vasto, e também àqueles que, por diversas razões, têm menos possibilidade de participar mais activamente na vida da Paróquia.
Para tal, tem necessidade de adquirir alguns recursos tecnológicos que ainda não possui, nomeadamente uma câmara de vídeo digital com as capacidades adequadas a um trabalho de qualidade. A produção de vídeos permitirá a todos, quando não é possível estar presente, acompanhar a vida da Paróquia, na sua generalidade ou em especial nalgumas actividades que se realizam na Igreja de Santa Maria de Belém ou no Centro Paroquial. Por exº, aceder a aulas de catequese para adultos ou a outros eventos de formação que são de suma importância para a vida espiritual cristã de uma pessoa. Hoje, mais que nunca, um cristão deve estar preparado para os desafios e combates que os tempos actuais apresentam, e os perigos que constantemente ameaçam a alma de todos nós, através de uma desinformação constante, e militante, que o mal produz.
Apelamos assim a todos os estimados paroquianos e amigos que, de forma activa e generosa, possam participar, como mecenas. na aquisição deste recurso.
O valor estimado do material a adquirir pode chegar aos mil e quatrocentos euros (1.400€). Todos os contributos podem ser feitos pessoalmente, contra a entrega de um recibo, devidamente identificado, ou por transferência ou depósito bancário para o NIB da Paróquia
de Santa Maria de Belém: 0010 0000 6065 7490 0016 8
Todas as doações serão importantes. Qualquer questão poderá ser dirigida para ou mail: igrejadebelem@gmail.com
PostScriptum:
Como alternativa, se pretender doar algum equipamento, e o mesmo se enquadrar nas especificações técnicas necessárias (que nos pode fornecer, para análise), poderá informar pelo telefone ou email acima referido.

O Prior

7 tweets do Papa Francisco sobre a confissão

Papa Francisco convida a todos à reconciliação com Deus através da Confissão. Reunimos as últimas mensagens do Papa no Twitter sobre a confissão:

Fonte: http://www.opusdei.pt/pt-pt/

Exposição

«OS Papas da nossa história»

A exposição permanente «Os Papas da nossa história», foi inaugurada no domingo, dia 22 de Março, pelas 16h30, no Salão Cardeal D. António Ribeiro, (Secretariado Paroquial - Rua dos Jerónimos, 3), contando com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa.
Esta exposição é fruto de um ciclo de conferências sobre este mesmo tema, que teve lugar por ocasião do 180º aniversário da Paróquia de Santa Maria de Belém, proferidas pelo Pintor e Escultor Lívio de Morais, Professor de História da Arte, que também se encarregou da produção dos diversos quadros que a constituem.
Visite esta exposição no Salão Paroquial.

Reunião de EA

EMOCIONAIS ANÓNIMOS é um grupo de pessoas que encontram alívio para os seus problemas emocionais, praticando o Programa de 12 Passos de AA adaptado.
Esperamos que, tal como nós, encontrem, na reunião semanal de EA, a experiência, força, esperança e o calor humano, que nos têm permitido obter e manter a saúde emocional, um dia de cada vez.
Reunião na Paróquia de Santa Maria de Belém, (R. dos Jerónimos, 3), à segunda-feira, pelas 17h45.
Contactos: 964375499/ 933402453/ 919436194. Email: emocionaisanonimosportugal@gmail.com

Amigos da Paróquia de Santa Maria de Belém

Convidamo-lo a colaborar com a Paróquia de Santa Maria de Belém,
tornando-se um Amigo SMB!
A sua ajuda é fundamental !
NIB da Paróquia: 0010 0000 6065 7490 0016 8

Cursos de Noivos em 2016

13 e 14 de Fevereiro
9 e 10 de Abril
7 e 8 de Maio
4 e 5 de Junho
2 e 3 de Julho
17 e 18 de Setembro
15 e 16 de Outubro

Mais informações no Secretariado Paroquial, Rua dos Jerónimos, 3, ou pelos telefones 213620004/213620018.

Tempos de Adoração do Santíssimo Sacramento:

1-Adoração em grupo (aberto a todos):

  • Sextas-feiras, das 19h50 às 21h15 - Capela Sul do transepto da Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos)

2 - Adoração em silêncio (aberto a todos).

  • Terças-feiras, das 11h00 às 12h00 - Capela do Secretariado do Restelo (Rua Duarte Pacheco Pereira, 30)
  • Quintas-feiras, das 8h45 às 9h20 - Capela Sul do transepto da Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
  • Quintas-feiras, das 18h00 às 18h45 - Altar central da Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
  • Primeiras sextas-feiras, das 18h00 às 18h45 - Altar central da Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
  • Primeiros sábados, das 18h15 às 18h45 - Altar central da Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos)

Adorar Jesus nos Jerónimos

Muitas pessoas entram na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, dedicada a Santa Maria de Belém, mas quantas reconhecem a presença de Deus, quantas adoram Jesus presente no sacrário?
Vamos retomar um horário de adoração do Santíssimo Sacramento nos Jerónimos.
À semelhança de outros monumentos, também na Igreja dos Jerónimos, além do sacrário principal, há um outro sacrário, na Capela Sul do transepto, onde é possível estar mais recolhidamente em oração.
Se tem possibilidade de estar em algum tempo em oração diante deste sacrário, inscreva-se, por favor, indicando o dia e a hora em que o poderá fazer.
Já sabe que nunca terá um ambiente de total silêncio, e que haverá pessoas a visitar a Igreja ao mesmo tempo, mas, apesar disso, vale a pena não desistir de que esta Igreja continua a ser, mesmo durante as horas habituais de visitas, um espaço de oração.
Também poderá ficar, evidentemente, nos bancos do transepto, adorando o Santíssimo Sacramento, reservado no sacrário da Capela-Mor.
Se for essa a sua opção, inscreva-se também, por favor.
Em breve, haverá um tempo de confissões, pelo menos em alguns dias da semana, com um sacerdote disponível para todos ­ visitantes e paroquianos - que desejem receber este sacramento.

 

INSCRIÇÕES DOS PEQUENOS CANTORES DOS JERÓNIMOS

As inscrições deverão ser feitas on-line no facebook dos Pequenos Cantores dos Jerónimos.
Caso não possam fazer on-line deverão fazer no Secretariado da Paróquia de Santa Maria de Belém, na R. dos Jerónimos, 3 - nos seguintes horários:
Quarta e Quinta (25 a 26/9) - 16h00 às 18h00
S A Apresentação, selecção e 1º ensaio será no dia 27 de Outubro às 18h e deverão estar todos inscritos online pelo Facebook dos Pequenos Cantores dos Jerónimos!
Ninguém pode ter acesso à audição sem se inscrever. Os do ano passado devem reinscrever-se! Os novos horários serão informados neste dia.

Coro dos Jerónimos

Admitem-se coralistas para o CORO DOS JERÓNIMOS, que participa na Missa solene da Igreja dos Jerónimos, ao meio-dia de Domingo e Dias Santos.
Os ensaios realizam-se às quartas e sextas-feiras, pelas 21h30, no Secretariado Paroquial, sob a direcção de Sérgio Fontão.
Os ensaios do coro recomeçam no próximo dia 4 de Setembro.

Pobreza Silenciosa

Acompanha diversas situações de carência social e económica de particular melindre.
Ajudamos a pagar algumas rendas: acompanhamos dois idosos com reformas mínimas; damos os remédios a uma Senhora e semanalmente distribuímos três cabazes com alimentos.
Gastamos mensalmente 650 € (o que é muito pouco) mas só recebemos de benfeitores 625 € (média mensal).
Temos mais 2 famílias a precisar de ajuda e damos tão pouco a cada...
Pode contribuir com um donativo mensal, semestral, anual?
Partilhe o que o seu coração lhe ditar, com amor e generosidade.
Responsáveis: Maria Virgínia Múrias e Maria Luísa Ribeiro Rosa.
Contacto: Paróquia de Santa Maria de Belém ­ 213620004.

Grupo do Triunfo do Imaculado Coração de Maria

Grupo de Oração e Evangelização Mariano e Eucarístico, que reúne todas as Quintas-feiras, pelas 21h15, na Capela do Secretariado Paroquial. Venha rezar connosco na próxima 5ª feira!

Serviço de Doentes

Este serviço tem como objectivo prestar apoio humano e espiritual a pessoas doentes e de idade avançada.
Não se integra estritamente na "pastoral da saúde", mas visa ir a encontro dos paroquianos doentes ou sozinhos, para os ajudar a crescer na fé na união com Cristo.
Os paroquianos que assumem este Serviço procuram ser para os doentes e os idosos da nossa Paróquia uma presença amiga e fraterna, tornando-se companheiros de viagem dos que sofrem durante a sua caminhada terrena (cf. Lucas 24, 13-35).
Por outro lado, o Serviço de Doentes procura estabelecer a ligação com outros serviços da Paróquia, caso se verifique a necessidade de algum outro tipo de assistência.
Se tem disponibilidade para prestar este serviço tão necessário, por favor contacte o Secretariado Paroquial

8 razões para rezar o Terço

S.Luís de Monfort apresenta-nos 8 razões para rezar o Rosário (o Terço):
1. Dá-nos gradualmente um perfeito conhecimento de Jesus Cristo.
2. Purifica as nossas almas, limpando os pecados.
3. Dá-nos a vitória sobre todos os nossos inimigos
4. Faz-nos mais fácil praticar as virtudes
5. Torna-nos ardentes e vibrantes com o amor do nosso amado Senhor
6. Enriquece-nos com graças e méritos
7. Confere-nos aquilo de que precisamos para pagar as nossas dívidas a Deus e aos outros, e obtém toda a espécie de graças de Deus todo-poderoso.
8. Dá-nos o conhecimento de Jesus Cristo e a ciência da salvação, através da nossa meditação da sua vida, morte, Paixão e glória.

Grupos de apoio a Famílias

"Dê a mão. Seja solidário." é um movimento de cidadãos, aberto a qualquer pessoa, independentemente da sua nacionalidade, local de residência ou credo.
Os "Grupos de Apoio a Famílias" visam apoiar ­com 250€ por mês, durante um ano - Famílias que, residindo em qualquer ponto do território nacional continental, passaram a encontrar-se em situação económica muitíssimo difícil, seja em virtude de desemprego decorrente da crise que se atravessa, seja por ter surgido causa impeditiva de exercício de actividade laboral, nomeadamente as radicadas em doença grave, ou situação de incapacidade, de um dos membros da Família.
Para efectivar o auxílio pretendido, são criados Grupos de Apoio.
Cada Grupo de Apoio, constituído por dez Doadores, responsabiliza-se pelo apoio económico, durante um ano, a uma Família concreta, contribuindo cada Doador com 25 euros por mês (cerca de 83 cêntimos por dia).
Para saber mais sobre esse assunto e como pode participar, peça um desdobrável no átrio da sacristia ou no Secretariado Paroquial. (Veja aqui o texto completo)

Atendimento espiritual

Se os seus horários não são compatíveis com os horários de Confissões da Paróquia, marque uma hora para a Confissão ou Direcção Espiritual com o Senhor Prior, pelo telefone 213620004 ou pelo e-mail: igrejadebelem@gmail.com (neste caso indicando a sua sugestão de dia e hora, e aguardando confirmação).
(início a partir de 6 de Agosto)

Recitação diária do Terço

Primeiros Sábados

É com muita alegria que informamos que começamos o ano da melhor maneira. No dia 7 de Janeiro, e correspondendo ao apelo de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. iniciámos a devoção dos 5 primeiros sábados. Na Aparição do dia 13 de Julho, Nossa Senhora disse aos Pastorinhos: "Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos Primeiros Sábados".
Esta última devoção veio pedi-la, aparecendo à Irmã Lúcia a 10-12-1925, em Pontevedra. Espanha. Disse então: "Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação. a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos. se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar".
Nossa Senhora mostrou o seu Coração rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos actos de desagravo para lhos tirar, com a devoção reparadora dos cinco Primeiros Sábados. Em recompensa. promete-nos "todas as graças necessárias para a salvação".
Jesus nos dois anos seguintes, em 15 de Fevereiro de 1926 e 17 de Dezembro de 1927, insiste para que se propague esta devoção. Lúcia escreveu: "Da prática da devoção dos Primeiros Sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo" .
Deixamos aqui o convite a que todos se juntem a nós, neste desafio lançado pelo Grupo do Triunfo do Imaculado Coração de Maria. Será ao primeiro sábado de cada mês, na Igreja dos Jerónimos, a partir das 18h00. Aceitemos como Maria, com um SIM, e tenhamos um 2012 mais Santo!

Retomar os «Amigos do Órgão»

Apelamos a todos os paroquianos no sentido de retomarem as suas contribuições como "Amigos do Órgão".
Para o efeito vamos repor o costume de dedicar o 1° Domingo de cada mês, no final das missas dominicais à recolha dos contributos regulares dos «Amigos do Órgão», na ante-sacristia da Igreja dos Jerónimos.

Pequenos Cantores dos Jerónimos

Podem-se inscrever no coro dos Pequenos Cantores dos Jerónimos todas as crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. A mensalidade é de 20€.
Os ensaios, orientados pela Prof. Teresa Lancastre, têm lugar nas instalações do Secretariado Paroquial de Santa Maria de Belém, às sextas-feiras, das 17h30 às 19h30.
-Para qualquer informação poderão contactar: Isabel Múrias, para o telemóvel 96 391 8366; ou, por email, para: isabelmariamurias@gmail.com.
Veja aqui a página Facebook: http://www.facebook.com/pequenoscantoresdosjeronimos

Finalmente os Jerónimos com ambiente de silêncio

Tal como acontece na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na Basílica de São Francisco de Assis, em Assis, na Catedral de Notre Dame, em Paris, entre outros monumentos, as visitas guiadas de grupos ao interior da Igreja de Santa Maria de Belém passaram, desde o dia 1 de Novembro transacto, a carecer de utilização de equipamentos de rádio guias ­ kit composto por emissor para utilização pelo guia e de receptores para utilização pelos visitantes.
Estes equipamentos podem ser de propriedade dos visitantes ou alugados no início da visita.
Com vista a assegurar que nenhum grupo é impedido de efectuar a visita por falta de equipamento, a Paróquia celebrou um contrato de fornecimento de serviços que possibilita o aluguer do equipamento aos visitantes e/ou operadores que dele não disponham.
Concedendo-se, durante o mês de Novembro, um período gratuito de 30 dias para adaptação geral, nos termos do mencionado contrato, o aluguer destes equipamentos terá início no próximo dia 1 de Dezembro.

   Destaques:

ACMJ - Associação Cultura e Música nos Jerónimos

Foi constituída no dia 3 de Março do corrente ano, e registado o início da sua actividade em 1 de Junho passado, a ACJM - ASSOCIAÇÃO CULTURA E MÚSICA NOS JERÓNIMOS.
A Associação tem como fim a promoção, divulgação e criação de actividades culturais e musicais na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, ao serviço da Paróquia de Santa Maria de Belém.
Os corpos gerentes têm a seguinte composição:
- Direcção:
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira (Presidente)
Lúcio Studer Ferreira (Vice-Presidente) Manuel Rebelo (Tesoureiro)
António Esteireiro (Secretário)
Sérgio Silva (Vogal)
- Mesa da Assembleia Geral
Lívio de Morais (Presidente)
Victor Marques dos Santos (Primeiro Secretário)
António dos santos Baptista (Segundo Secretário)
- Conselho Fiscal
Sérgio Fontão (Presidente)
Vicência Lopes (Primeira Secretária)
Maria de Fátima Morais (Segunda Secretária)
Em breve será feito o convite e divulgadas as condições para a admissão de novos sócios.

Abertura da Sacristia dos Jerónimos aos visitantes

Nos termos de um Protocolo de colaboração entre o IGESPAR e a Paróquia de Santa Maria de Belém, vai ser possibilitada a visita pública à Sacristia da Igreja dos Jerónimos, com aoesso a partir da zona do Cruzeiro, através da ante-sacristia da Igreja (e mediante o pagamento de um título de entrada).
Os horários de visita, condicionados à eventual realização de celebrações litúrgicas, serão os seguintes:
  - de 3ª feira a 6ª feira: das 10:30 às 16:45 (horário de Inverno) / 17:45 (horário de Verão);
  - Sábado: das 10:30 às 15:00: das 15:00 às 16:45 (horário de Inverno) / 17:45 (horário de Verão);
  - Domingo: das 15:00 às 16:45 (horário de Inverno)/ 17:45 (horário de Verão).

Uma boa ajuda para preparar a Confissão

Foi recentemente divulgada uma aplicação para iphone, ipad e ipod touch, muito utilizados pelos jovens, que ajuda a preparar a Confissão.
Trata-se da aplicação Confession que foi desenvolvida pela empresa Little iApps e recebeu há poucos dias o Imprimatur, isto é, a aprovação episcopal, das mãos de D. Kevin Rhoades, bispo de Fort Wayne-South Bend, no Estado de Indiana (Estados Unidos da América). Pode ser encontrado neste endereço:
- http://itunes.apple.com/us/app/confession-a­roman-catholic/id416019676?mt=8
Segundo explicou à agência ZENIT Patrick Leinen, programador e co-fundador" da Little iApps, a aplicação está pensada para ajudar na preparação da Confissão. oferecendo um exame de consciência, um guia passo a passo do sacramento, um acto de contrição e outras orações.
Mas é evidente que não substitui o diálogo pessoal entre o penitente e o confessor, e muito menos a absolvição por parte do confessor, que tem de estar sempre presente junto ao penitente. Mas pode ser uma boa ajuda para que muito mais pessoas se preparem para a Confissão e se confessem bem! E já se sabe que a aplicação ajudou pessoas a voltar ao sacramento, algumas 20 anos ou mais depois da última confissão.

O acolhimento nos Jerónimos (I)

Desde Abril de 2009 que está a funcionar aos domingos de manhã o Serviço de Acolhimento na Igreja dos Jerónimos. Este serviço tem como principal função, além de outras, a dignificação do ambiente das celebrações, procurando esclarecer, ajudar e informar os inúmeros turistas que desejam visitar a nossa igreja. Procuramos sensibilizá-los para uma correcta entrada na igreja e convidamo-los a fazer uma breve oração, ou mesmo a participarem na Santa Missa. Temos tido reacções muito positivas, quer de turistas que ficam para a Missa, quer de outros que ficam a rezar. Mesmo aqueles que só pretendem visitar, têm entrado com grande respeito pelo lugar onde se encontram.
No entanto, nem tudo tem sido fácil, e ainda temos vários aspectos a melhorar, nomeadamente a entrada na porta poente. Como fechamos esta porta 5 minutos antes do início de cada celebração, vai-se juntando muita gente fora, pessoas que vão para os claustros. outros que saem dos claustros, os que querem ir para o Museu de Arqueologia, os que querem visitar a Igreja e as pessoas que vêm para a Missa.
Durante as celebrações, a entrada é controlada, só entrando 5/6 pessoas de cada vez e à medida que os que estão dentro vão saindo. Por isso, formam-se no exterior grandes filas, e acontece algumas vezes que há pessoas que vêm para a Missa e que ficam na fila à espera de vez para entrar. Temos tentado colocar sinalética exterior para ajudar estas pessoas, mas ainda não conseguimos encontrar a melhor forma de o fazer. O ideal seria que as pessoas que vêm para a Missa entrassem preferencialmente pela porta da Sacristia, evitando-se assim atrasos e confusões na porta poente. Aliás este tipo de situação é vulgar em muitas igrejas tais como a Basilica de S. Marcos em Veneza, a Catedral de Milão, a Notre Dame em Paris, só para citar algumas, onde a entrada para a Santa Missa só se faz por uma porta lateral.
Outro aspecto também importante tem a ver com a saída das pessoas que participam nas Missas das 10h 30m e das 12h. Com a ajuda dos paroquianos, tem sido possivel canalizar as saidas para a porta sul evitando-se que na porta poente, haja alem do grande fluxo de entrada, um fluxo de saida.
Tambem se tem conseguido impedir a entrada de visitantes para a zona do transepto, permitindo um maior recolhimento para quem quer rezar e vir participar na Santa Missa, e que cerca de 5 minutos antes das horas das Missas, já não haja visitantes a circularem no interior da igreja.
Agradecemos a todos, nomeadamente ao Sr. Prior, pelo apoio e confiança que tem depositado no nosso trabalho.

Casamento mesmo

Com a aprovação pela Assembleia de República do casamento entre pessoas do mesmo sexo é de esperar que tenha agora lugar um grande movimento social.
É de esperar que todos os casais constituídos pela união matrimonial de um homem e de uma mulher se levantem em massa e exijam dos governantes o reconhecimento do seu direito à diferença.
É agora a altura de o dizer com toda a clareza: existe o direito à diferença.
(continua)
Veja versão completa deste texto aqui
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira

Acção Católica dos Meios Independentes - A.C.I.

A A.C.I. (Acção Católica dos Meios Independentes) presente nesta Paróquia, sendo um caminho de apostolado, reflexão e oração, vem convidar quem estiver interessado, a juntar-se à nossa equipa para fazer esse caminho.
Contacto: Maria Armanda Silveira Rodrigues - Telf. 21 301 37 84

A remodelação do espaço litúrgico da Igreja dos Jerónimos

Quando, em 1979, se instalou um estrado de madeira forrado a alcatifa, sobre o qual se colocou o altar para a celebração da Eucaristia na Igreja dos Jerónimos, não se pensou, certamente, que se trataria de uma solução definitiva. Apenas se visou dar resposta a uma necessidade urgente, que era a transmissão televisiva, para toda a Europa, de uma grande celebração eucarística, que foi presidida por Sua Em.ª o Senhor Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro.
Foi, nessa altura, uma solução funcional, mas, há que reconhecê-lo, um tanto destoante, até pelos materiais usados, da sublime beleza desta sinfonia de pedra que é a Igreja dos Jerónimos.
Com o passar dos anos, este estrado começou a sinais de desgaste, não apenas no referente à alcatifa que o cobria, mas também em relação à própria estrutura de madeira, que em alguns pontos revelava fragilidade, e que não faria sentido tentar nesta fase reparar ou substituir. (...)(Veja aqui o texto completo)

Convívio de Idosos

Se sofre de solidão, ou se, pelo contrário, vive uma vida cheia de entusiasmo e de esperança, venha conviver connosco às sextas-feiras, pelas 15 horas, no Salão Paroquial do Secretariado Paroquial da Santa Maria de Belém, na Rua dos Jerónimos, n° 3, Lisboa.
Esperamos por si.

Trabalhadores Compulsivos Anónimos

Trabalhadores Compulsivos Anónimos é uma comunidade de pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança a fim de resolverem os seus problemas comuns e ajudarem outros a recuperarem da dependência do trabalho.
Temos reuniões nas 1.ª e 3ª Quintas-feiras de cada mês, às 18h30, numa sala do Secretariado Paroquial de Santa Maria de Belém, Rua dos Jerónimos nº3, em Lisboa.
Para mais informações: 931634804
tcaportugal@sapo.pt

Serviço de Acolhimento

O Serviço de Acolhimento iniciou a sua actividade, no passado dia 26 de Abril, na Igreja dos Jerónimos e está a funcionar aos Domingos de manhã entre as 9h30m e as 13, na porta poente.
Com este serviço procura-se acolher as pessoas que se dirigem aos Jerónimos, quer as que vêm para as celebrações, quer as que vêm unicamente fazer turismo.
Pretende-se por um lado que as celebrações não sejam afectadas pelo movimento ou pelo barulho dos visitantes, ajudando estes a entrar com todo o respeito no espaço sagrado que é a Igreja; por outro lado procura-se criar um ambiente de recolhimento, de modo a que todos se sintam tocados pelo apelo de elevar o pensamento a Deus. Àqueles que aceitam participar na Eucaristia é entregue a folha com as leituras da Missa na língua da sua nacionalidade e são convidados a instalarem­se mais próximo do altar, os que pretendem apenas rezar um pouco são encaminhados para ocuparem os últimos bancos.
O serviço tem tido óptima receptividade por parte de todos com quem temos contactado.
A equipa de Acolhimento é neste momento constituída por 10 voluntários, e para manter o seu funcionamento de forma regular, é absolutamente necessária a colaboração de mais pessoas.
Lançamos a todos este desafio, que Deus põs na nossa vida, e para o qual pedimos a vossa oração e a disponibilidade de quem estiver interessado.
Neste caso podem contactar: - Luiza e Miguel Horta e Costa, 213013342 e 965035099.

Papa no You Tube

Desde o passado dia 23, o Vaticano passou a contar com um canal no YouTube, a maior comunidade de vídeos online do mundo. O canal, disponível no endereço http://www.youtube.com/vatican , transmitirá vídeos diários de notícias sobre as actividades do Papa Francisco e apresentará informações sobre o que acontece no Vaticano. O serviço está disponível por agora em inglês, espanhol, alemão e italiano. Para o lançamento, foram incluídos ainda alguns vídeos de discursos do Papa, entre os quais a Mensagem e Benção de Natal e a celebração do Dia Mundial da Paz, em 1 de Janeiro.

Uma hora de oração diante do Santíssimo Sacramento

A partir de Outubro, com início à 17h45, na Igreja dos Jerónimos, haverá todas as quintas-feiras uma hora de oração diante do Santíssimo Sacramento, exposto no altar.
Recordemos estas palavras de João Paulo II:
"Se actualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela «arte da oração», como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio!" (João Paulo II, Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, n. 25).

Primeiras Sextas-Feiras

É uma devoção que consiste em receber a Sagrada Comunhão em nove consecutivas Primeiras Sextas-Feiras de cada mês, em honra do Sagrado Coração de Jesus.
Esta prática nasceu das aparições de Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque (que ocorreram de 1647 a 1690). Por seu intermédio, Jesus prometeu a quem celebrar as nove Primeiras Sextas-Feiras de cada mês, o dom do arrependimento e a graça de receber os Sacramentos à hora da morte.
É bom ter em conta que na altura das Aparições a Santa Margarida, a Comunhão era raramente recebida, especialmente em França, por causa da heresia jansenista, e só muito mais tarde é que se começou a recomendar e a fazer a Comunhão frequente.
É costume, em cada Primeira Sexta-Feira do mês, fazer também a prática de uma hora de adoração eucarística.A prática das Primeiras Sextas-Feiras tem sido promovida especialmente pelos membros do Apostolado da Oração.
Na nossa Paróquia, retomaremos em Outubro a Adoração Eucarística na primeira sexta-feira de cada mês, na Igreja dos Jerónimos, às 17h45, de modo a culminar esta prática no mês de Junho, mês do Sagrado Coração de Jesus


© 2016 - Paróquia de Santa Maria de Belém